quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Primeira vez em espanhol - La aventura de Miguel Littín clandestino en Chile

Nunca havia me preocupado em aprender espanhol até que em 2007 fui fazer uma visita técnica em Barcelona, lá utilizei somente meu parco inglês e português, não ousei utilizar o famoso e hilário portunhol. Encantado com a cidade voltei em 2008 como turista, mas antes de embarcar me matriculei num curso de espanhol, fiz dois intensivos em seqüência, no segundo nossa professora iniciou a leitura em sala de uma obra de Gabriel Garcia Marques,  La aventura de Miguel Littín clandestino en Chile.
Do escritor colombiano já havia lido Cem anos de solidão (um de meus livros favoritos), O amor nos tempos do cólera e Memórias de minhas putas tristes, todos em português.
Líamos um capitulo em sala e um em casa, a leitura fluiu prazerosamente durante as duas semanas do intensivo, o livro conta a historia verídica da visita clandestina realizada pelo cineasta chileno Miguel Littin, à época exilado pelo governo Pinochet.
Como se trata de um relato verídico, não existe margem para a imaginação delirante de Gabriel Garcia Marques se colocar a prova, mas mesmo tendo que se ater ao relato de Miguel Littin a narrativa é muito boa, dando uma clara visão sobre aquele momento onde as ditaduras latino-americanas davam seus últimos suspiros (assim ao menos espero).
Creio que das obras de Gabriel Garcia Marquez essa seja uma das mais fáceis para quem vai se iniciar no espanhol.

Entrevista com Gabriel Garcia Marquez