segunda-feira, 5 de março de 2012

Comprando o livro pela capa: Esco a fare due passi

Esco a fare due passi é o primeiro livro escrito por Fabio Volo, um fenômeno editorial italiano, um não escritor que vende milhões de livros.
O livro é sobre um solteirão quase convicto que está escrevendo uma carta a si mesmo, o estilo é coloquial e a leitura mesmo para quem não tem um nível muito elevado de italiano não é difícil. As desventuras do personagens são aquelas do ser humano comum, e fácil se identificar com o personagem em varias passagens do livro.
Após o termino do livro fica aquela sensação de "eu poderia ter escrito esse livro", só que eu não escrevi, a maioria de nos não se põe a fazê-lo mas nosso caro não-escritor não se envergonha e faz.
Frases do livro:
"C'è chi cerca l'altra metà della mela, io sto cercando ancora la mia mezza. Sono uno spicchio di me stesso."
"Questa è la differenza tra il sesso e l’amore: il sesso svuota, l’amore riempie. Che è pressappoco come quella frase famosa che dice: L’amore va nel profondo, il sesso solo qualche centimetro."
"Una donna che non sa fare il caffè per me può essere solo un’avventura."
"Ci sono due tipi di problemi nella vita. Quelli senza soluzione e quindi è inutile preoccuparsi e quelli che una soluzione ce l’hanno e quindi è inutile preoccuparsi."


Mais sobre Fabio Volo: http://it.wikipedia.org/wiki/Fabio_Volo

Uma boa explicação sobre o sucesso dele:  http://www.repubblica.it/2009/12/sezioni/persone/fabio-volo/fabio-volo/fabio-volo.html

resenhas sobre Esco a Fare Due Passi:
http://cinzina.forumfree.it/?t=47857404
http://www.mescalina.it/libri/recensioni/fabio-volo/esco-a-fare-due-passi
http://www.tentazionemakeup.it/2011/11/recensione-di-esco-a-fare-due-passi-di-fabio-volo-di-angela/
http://www.progettobabele.it/rec_libri/MOSTRARECENSIONE.php?id=5556

Entrevista com Fabio Volo na TV italiana