sábado, 20 de outubro de 2012

Comprando o livro pela capa: The Perks of Being a Wallflower


"Something really is wrong with me. And I don't know what it is".

Charlie está se sentindo perdido, seu melhor amigo se matou e ele está prestes a começar o "colegial". Então ele decide enviar cartas contando sobre sua vida para um remetente que não o conhece, e que nunca ficamos sabendo quem ele realmente é.
As cartas de Charlie contém relatos de seu dia a dia misturados com lembranças de seu passado e mostram um garoto sensível e principalmente muito inocente. Charlie vai encontrar dois novos amigos (veteranos na escola) que vão lhe mostrar um novo mundo.
A certo ponto do livro você começa a se questionar, mas o que ha de errado com Charlie? Essa duvida me impulsionou a ler o livro em somente uma noite, não dava para ir dormir sem descobrir o "segredo"do rapaz.
Esse livro, apesar de aparentemente ser para um publico infanto-juvenil, aborda vários temas mais pesados: bebidas, drogas, violência domestica, sexo, homossexualismo, aborto etc; tudo visto pela ótica de Charlie.
Como o livro foi escrito em 1999 e se passa em 1991, vemos um mundo estranho  aondeos adolescentes não tinham iphones/ipods nem eram ainda escravos das mídias sociais.
Ao contrario da minha ultima leitura onde desfilavam pelas paginas uma infinidade de marcas e produtos (como se fosse um comercial sem fim) nesse livro vamos ter uma grande quantidade de referencias a  músicas e obras literárias, aqui na wiki do livro têm uma lista das obras http://en.wikipedia.org/wiki/The_Perks_of_Being_a_Wallflower.


O livro foi transformado em filme, com roteiro e direção do autor do livro, Stefen Chbosky. O lançamento no Brasil foi ontem 19/10 com o titulo de A Vantagem de Ser Invisível, abaixo o trailer



Link de um site que elenca diferenças entre o filme e o livro (contém spoilers) http://www.cinemablend.com/new/7-Big-Differences-Between-Perks-Being-Wallflower-Movie-Book-33113.html
http://www.filmschoolrejects.com/reviews/review-the-perks-of-being-a-wallflower-kerbl.php

Resenhas interessantes do livro:
http://blog.meiapalavra.com.br/2012/04/04/the-perks-of-being-a-wallflower-stephen-chbosky/
http://yareviews.wikispaces.com/The+Perks+of+Being+a+Wallflower+by+Stephen+Chbosky
http://www.livreiromaluco.com/2012/03/resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel.html