sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cantoras Francesas: Françoise Hardy


Entre as minhas memórias musicais mais antigas está uma cantora francesa que ainda está na ativa, Françoise Hardy, lembro dela cantando uma música da trilha sonora da novela Selva de Pedra (primeira versão dos anos 70, em preto e branco) chamada La Question.

"Je ne sais pas qui tu peux être
Je ne sais pas qui tu espères
Je cherche toujours à te connaître
Et ton silence trouble mon silence"



Françoise Hardy assinou seu primeiro contrato aos dezessete anos, no ano seguinte obteve seu primeiro sucesso com a canção Tous les garçons et les filles, canção a qual até hoje e relacionada.
Seus primeiros discos têm uma sonoridade bem ligada ao pop francês dos anos 60,  um toquezinho de rock, de twist e outros ritmos da época.


Em 1968 o encontro dos dois gigantes do pop francês, na musica Comment te dire adieu?
Utilizando a música It hurts to say goodbye como base, Serge constroi uma canção totalmente nova, com suas rimas em eux, a quebra na dicção das palavras com ex, além de citar algumas palavras incomuns em músicas pop “sílex, pyrex, kleenex”.

"Sous aucun pretexte
Je ne veux
Avoir de reflexes
Malheureux
Il faut que tu m' explique un peu mieux
Comment te dire adieu
Mon coeur de silex
Vite prend feu
Ton coeur de pyrex
Resiste au feu
Je suis bien perplexe
Je ne veux
Me resoudre aux adieus
Je sais bien qu'un ex
amour n'as pas de chance ou si peu
Mais pour moi une ex-
plication voudrait mieux
Sous aucun pretexte
Je ne veux
Devant toi surexposer mes yeux
Derriere un kleenex je saurais mieux
Comment te dire adieu
Tu a mis a l'index
Nos nuits blanches nos matins gris-bleu
Mais pour moi une ex-
plication voudrait mieux
Sous aucun pretexte
Je ne veux
Devant toi surexposer mes yeux
Derriere un kleenex je saurais mieux
Comment te dire adieu"


Message Personnel

"Mais si tu crois un jour que tu m'aimes
Ne crois pas que tes souvenirs me gênent
Et cours, cours jusqu'à perdre haleine
Viens me retrouver
Si tu crois un jour que tu m'aimes
Et si ce jour-là tu as de la peine
A trouver où tous ces chemins te mènent
Viens me retrouver
Si le dégoût de la vie vient en toi
Si la paresse de la vie
S'installe en toi
Pense à moi
Pense à moi"



Em 2010 lançou La plouie sans paraplouie seu novo álbum, o vigesímo sexto de sua carreira, que está concorrendo como álbum do ano na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário