quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Alizée: Une enfant du siècle

Em 2010 Alizée lançou seu quarto álbum, Une enfant du siècle. O disco é uma ruptura total com os trabalhos anteriores dela.
A sonoridade do Cd está toda calcada num tom retro, algumas canções parecem saídas de algum Cd do Giogio Moroder do inicio dos anos 80.
Nas canções aparecem varias citações que voltam a evocar a musa de Andy Wharol, Edie Sedgwick. Intrigante essa obseção de Alizée por essa mulher, no álbum anterior ela já havia gravado Fifty-Sixty dedicada a Edie.
Será que Alizée se sentiu usada por Mylene assim como Edie foi por Wharol? Bom ao menos ela está viva e é bem conhecida graças à parceria que teve no inicio da carreira.
Ao final o disco não teve muita divulgação e não encontrou seu publico. A carreira de Alizée parece estagnada, ela aparece mais em shows beneficentes do que em espetáculos próprios, para 2012 está sendo cogitado o lançamento de um novo trabalho dela.

Abaixo algumas criticas sobre o cd:
http://www.music-story.com/alizee/une-enfant-du-siecle/critique
http://www.chartsinfrance.net/communaute/index.php?/topic/34748-alizee-une-enfant-du-siecle/
http://doo-pop.blogspot.com/2010/04/alizee-une-enfant-du-siecle-critique.html
http://alisonbing.free.fr/blog/index.php/2010/03/30/une-enfant-du-siecle-critique/
http://www.chronicart.com/musique/chronique.php?id=11693

Como a Vevo não permite a visualização diretamente do blog, vou postar a apresentação de Alizée no programa Academia ao invés do clip official de Les Collines.


Entrevista a uma TV belga durante o lançamento do Cd Une enfant du siècle.


Alizée dando uma revisada no passado no programa Generacion 2000.



 Para quem quiser saber algo mais sobre Edie Sedgwick, considerada uma das precursoras das It-girls, pode ver o filme semi-autobiografico Factory Girl, lançado no Brasil com o horrível titulo de Uma Garota Irresistivel. No papel de Edie está Sienna Miller.