quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Otra Cosa- Julieta Venegas


Entre 2008 e 2009 ouvi uma verdadeira overdose de Julieta Venegas. Tudo começou após ser apresentado por minha colega de trabalho Camila a Limón y Sal (versão MTV unplugged, ela tinha ouvido na aula de espanhol), sai à procura do trabalho dela, creio que ouvi Sí, Limón y sal e MTV unplugged a exaustão. Em 2010 com o inicio do meu curso de francês, meus CDs de artistas em espanhol foram ficando meio de lado, confesso que quando ouvi no começo de 2011 o CD Otra Cosa não me animei muito, dei uma escutadinha e deixei de lado, mês passado ao ler o blog Mescla Cultural (http://www.mesclacultural.com/2011/12/otra-cosa.html) vi que tinha me sentido mais ou menos como a blogueira.
Hoje como era meu dia de fechar contas e encher planilhas resolvi dar uma segunda chance ao cd Otra Cosa, enquanto enchia minhas planilhas de números pus o cd de fundo (sempre trabalho melhor com trilha sonora) e fui redescobrindo o CD. Não sei como não tinha sido pego da primeira vez (culpa da overdose?) Amores Platónicos e Bien o Mal já deveriam ter sido suficientes para me convencer a escutar todo cd com carinho.
O CD não apresenta nenhuma ruptura na carreira de Julieta se você gosta do estilo dela, como eu, o cd está perfeito,  a mistura de pop com a sonoridade mexicana está ali presente. Não sou daqueles que cobram uma revolução a cada cd, portanto não tenho problema com a "repetição” da formula utilizada por ela nos últimos CDs.


Comprando o livro pela capa: La Fille de Papier


Procurando livros novos dei de cara com esse livro na lista dos mais vendidos na Fnac (fr), não conhecia o autor mas lendo a sinopse resolvi me arriscar.
Tom Boyd, un écrivain célèbre en panne d¹inspiration, voit surgir dans sa vie l’héroïne de ses romans.
Elle est jolie, elle est désespérée, elle va mourir s’il s’arrête d’écrire.
Impossible ? Et pourtant…
Ensemble, Tom et Billie vont vivre une aventure extraordinaire où la réalité et la fiction s’entremêlent et se bousculent dans un jeu séduisant et mortel... 
"
Gostei ou não gostei? Não cheguei a uma conclusão, o livro é agradável, a leitura fluiu facilmente e quando estava chegando ao final eu realmente estava muito interessado em saber que desfecho teria aquela estória.
Qual a razão da duvida?
Fiquei muitas vezes com a sensação de estar lendo aqueles folhetins sentimentais, tipo Sabrina, vendidos em banca de jornal.
Checando as opiniões dos leitores em alguns sites de livro deu para sentir que o Guillaume e um escritor meio ame ou odeie, ele vai de uma a cinco estrelas na avaliação dos seus leitores, difícil encontrar um meio termo.
Valeu pela experiência de estar lendo em francês, mas pelo sim ou pelo não, não pretendo tão logo estar me aventurando em alguma outra obra desse escritor.
P.S. a obra de um escritor francês estar ambientada nos EUA também não me agradou muito.


Entrevista com o autor