sábado, 5 de janeiro de 2013

La Meglio Giuventù

"La Meglio Gioventù racconta la storia di una famiglia italiana dalla fine degli anni'60 ad oggi. "
Como está descrito acima parece simples, mas não é.
O filme começa com dois irmãos quase inseparáveis que estão terminando a faculdade, Matteo e Nicola, ainda ha um ar de inocência no ar, tudo começa a mudar quando a vida deles se cruza com a de Giorgia, uma jovem problemática, a partir desse momento se inicia o afastamento de Matteo e as vidas dos dois irmãos tomam rumos diversos. 
O alagamento de Florença, o verão de 68 com suas contestações estudantis, a radicalização politica dos anos de chumbo, mundial de futebol de 82, a lei Basaglia que fecha os manicômios,a guerra contra a mafia nos anos 90, os fatos marcantes da historia da Itália nesse período são utilizados como pano de fundo da historia da família Carati, de 1966 até 2003.
Para contar essa epopeia o filme têm 6 horas de duração, em casa assistimos em duas etapas de 3 horas cada, nas quais o relógio voou.
Um filme muito bom, imprescindível para quem tem um pouquinho de sangue italiano. 

« Giovanna Carati: Senti, ma lo sai che conservo ancora una cartolina che mi hai spedito da Capo Nord nel '66 in norvegese, credo avesse una scritta. E sotto la traduzione diceva "Tutto quello che esiste è bello!!!", con tre punti esclamativi... ma tu ci credi ancora?
Nicola Carati: Ai punti esclamativi no, non ci credo più. »
(Nicola alla sorella Giovanna dopo la morte del padre e l'incarcerazione della amata, Atto II)



recensione: