domingo, 30 de dezembro de 2012

Versão brasileira: On the road / Pé na estrada

Depois de alguns anos sem leituras em português acabei jogando a toalha, o culpado foi o Skoob, quando abri minha conta e comecei a colocar meus livros na biblioteca virtual (ato nunca terminado) notei que alguns deles tinham sido quase que apagados de minha memoria. Isso me fez iniciar algumas releituras. Animado com o lançamento do filme, On the road acabou sendo o primeiro. Minha edição é aquela antiguinha, do finado Circulo do Livro, a capa ainda estava em bom estado e as paginas um pouco amareladas do tempo.
Minha primeira impressão foi meio obvia, afinal é mais fácil voltar a zona de conforto e ler no seu próprio idioma, você ganha muito em velocidade de leitura.

Vamos a sinopse: " Sal Paradise é o narrador de 'On the road - pé na estrada'. Ele vive com sua tia em Nova Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Em Nova Iorque, conhece um andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, de New Jersey até a Costa Oeste, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país pela Rota 66 quanto uma viagem de auto-conhecimento - de uma geração assim como dos personagens." 

Lembro que minha primeira leitura desse livro tinha sido precedida de muita expectativa, afinal todos rockeiros dos anos 60/70 citavam o livro como uma verdadeira Bíblia.
Não ha como negar que o livro é um marco na literatura americana, o estilo narrativo todo em primeira pessoa, o uso de linguagem coloquial, a apresentação de um modo de vida alternativo. As palavras vão jorrando da boca do narrador como se ele estivesse passando por uma catarse. Diz a lenda que o manuscrito original foi escrito em 3 dias, com o autor datilografando como um louco em um rolo de papel. A principio o manuscrito foi rejeitado pela maioria das editoras, sendo publicado somente 6 anos e muitas revisões depois.
On the road é leitura obrigatória para quem deseja conhecer o nascimento de uma geração que colocou a mochila nas costas e saiu a procura de seu sonho.
Aviso aos navegantes, se você gosta de um mundinho todo certinho, arrumadinho, esse não é um livro para você, pelas paginas de On the road correm muitas bebedeiras, drogas, sexo e só não têm rock and roll porquê ele ainda não existia, os personagens são fans de Jazz (Bebop), os personagens passam quase todo o tempo sem dinheiro e não pensam duas vezes em enganar alguém para conseguir algo, mulheres são usadas e largadas, filhos são abandonados sem remorso.
Como On the road têm inspiração autobiográfica utilizando o Google fica fácil pesquisar o quem é quem do livro. Recentemente foi lançada aqui no Brasil  On the road o manuscrito original, nessa versão os personagens estão retratados com seus nomes verdadeiros. 



Jack Kerouac    Neal  Cassady