segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Comprando o livro pela capa: Sostiene Pereira

Pereira é um jornalista, responsável pelo caderno cultural de um pequeno jornal lisboeta, ele é obeso, cardiopata, acomodado, alienado e além de tudo ele é um viúvo que têm no retrato de sua falecida esposa seu maior confidente.
Estamos em Portugal em 1938, Salazar está no poder, Itália e Alemanha estão dominados por regimes totalitários, a vizinha Espanha ainda está em guerra civil, mas os franquistas já estão em grande vantagem.
Pereira não está preocupado com a situação, ele somente se preocupa com suas traduções para o caderno dominical de seu jornal, tudo muda ao ler um testo escrito por um jovem idealista, a partir desse momento a vida de Pereira vai pouco a pouco se transformando e ele passa a cada dia a ser mais consciente da situação em que se encontra e começa a assumir cada vez mais riscos.
Toda a trajetória de Pereira e apresentada como se fosse um depoimento policial/judicial, tanto que a expressão sostiene Pereira (afirma Pereira) se repete um número muito grande de vezes ao longo do testo.
Pereira foi encarnado nas telas por Marcello Mastroianni, no filme homônimo de 1995, dirigido por Roberto Faenza.