sábado, 15 de janeiro de 2011

Gainsbourg, vie héroïque

Um filme incomum para retratar a vida de um artista incomum, a declaração do diretor Joann Star: “J'aime trop Gainsbourg pour le ramener ao réel. Ce ne sont pas les vérités de Gainsborg qui m'intéressent, ce sont ses mensonges », já dão uma pista que não se trata de uma biografia formal de Serge Gainsbourg.
Assisti a este filme uma primeira vez no avião a caminho de Paris, meio acordado meio dormindo, achei interessante e assim que tive a oportunidade voltei a vê-lo.
O filme cobre da infância de Serge numa Paris ocupada pelos nazistas até pouco antes de sua morte, a narrativa é truncada e quem não conhece muito sobre a vida dele vai ficar meio perdido.
Para mim o ponto negativo do filme ficou por conta da caracterização de France Gall, não me agradou de forma nenhuma. Já tanto o alter-ego de Serge, La Gueule, como a Brigitte Bardot protagonizada por Laetitia Casta foram os pontos altos.

Nota triste, a atriz Lucy Gordon (Jane Birkin no filme) se suicidou após a realização desse filme.


Trailer


para saber mais sobre o filme:

http://taxibrousse.wordpress.com/2010/03/31/gainsbourg-vie-heroique/
http://www.gainsbourgfilm.com/



Critique de GAINSBOURG (vie héroïque) en avant-première !
Enviado por StrangerDuNodal. - Assista outros vídeos de Filmes e Televisão .

Comprando o livro pela capa: Sin noticias de Gurb


Uma nave espacial com dois aliens aterrissa em Barcelona, Gurb, um deles após adotar a forma humana desaparece. Em forma de diário, seu companheiro de vôo narra sua saga a procura de Gurb por uma Barcelona pré-olimpica.
Eduardo Mendonza, o autor, publicou em 1990 no jornal El Pais uma espécie de folhetim, apesar de achar sua obra efêmera acabou por aceitar a sua transformação em livro, passados já vinte anos de sua publicação Sin Noticias de Gurb é literatura recomendada nas escolas espanholas.

Opinião do blogueiro: gostei muito, um livro leve e engraçado, as inúmeras pessoas citadas podem ser encontradas via Google se o leitor tiver interesse de se aprofundar no contexto da obra.

Gurb es un extraterrestre perdido en Barcelona. Qué cosa no podría ocurrirte cuando viajas a un lugar totalmente diferente a lo que conoces, con extraños hábitos y costumbres y por si no fuese poca la experiencia: tienes que ocultar tu identidad alienígena y buscar a Gurb. La forma adecuada de acercarse a <<Sin noticias de Gurb>> es con la mente limpia como la de un niño, alejando de su mente la frase: eso no puede suceder. Tenga en cuenta que todo es posible, al menos en su imaginación. Así podrá disfrutarlo mucho más y reír hasta que se quede sin aire. También puede beber un vaso de zumo mientras lee para comprobar como se le sale por la nariz al desternillarse. Y si quiere vivir una experiencia inolvidable que siempre tendrá para contar: léalo en el autobús o en el metro, no hay anda igual a morirse de la risa en un sitio público, todos los miraran como a un loco, pero habrá alguien que comprenderá que en ese momento es usted la persona más feliz del mundo." ( net saber resumos). 

Mendoza repasa ’Sin noticias de Gurb’



Para conhecer mais sobra a obra:

 http://www.ucm.es/info/especulo/numero25/gurb.html

http://www.ciencia-ficcion.com/opinion/op00284.htm