terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Comprando o livro pela capa: El Prisionero del Cielo

No final do ano vi no site da Casa del Libro que a terceira obra da serie agora chamada de Cementerio de los Libros Olvidados havia sido lançado.A vontade de importar foi grande, mas a fila de livros ainda não lidos era ainda maior e o projeto foi para a geladeira. No ultimo fim de semana, fazendo hora em uma livraria, enquanto aguardava o horário de um show dei de cara com El Prisionero del Cielo, não resisti e levei para casa.
Acho que depois de adulto deve ter sido um dos meus recordes, varei as 379 paginas quase sem trégua em duas noites.
Em relação aos dois primeiros livros a historia é bem mais simples, apesar disso o livro é muito bem resolvido e acaba por fazer um link mais profundo entre os personagens que apenas se tocavam em La Sombra del Viento e El Juego del Angel.

“Este libro forma parte de un ciclo de novelas que se entrecruzan en el universo literario del Cementerio de los Libros Olvidados. Las novelas que forman este ciclo están unidas entre sí a través de personajes e hilos arguméntales que tienden puentes narrativos y temáticos, aunque cada uno de ellos ofrece una historia cerrada, independiente y contenida en sí misma. Las diversas entregas de la serie del Cementerio de los Libros
Olvidados pueden leerse en cualquier orden o por separado, permitiendo al lector explorar y acceder al laberinto de historias a través de diferentes puertas y caminos que, anudados, le conducirán al corazón de la narración.”
Não concordo com a declaração acima que apresenta o livro, talvez La sombra del Viento e El Juego del Ángel possam ser lidos em qualquer ordem, mas El Prisionero del Cielo deve necessariamente ser lido após esses dois e ele possui um final que está chamando claramente ao quarto livro da serie.

Criticas interessantes sobre o livro:
http://www.lavanguardia.com/cultura/20111123/54239211656/las-claves-de-el-prisionero-del-cielo-por-vila-sanjuan.html