quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Leia o livro veja o filme 7 : A insustentável leveza do ser

No final dos anos 90 foi meio que obrigatório ler A Insustentável Leveza do Ser, não sei qual a razão, mas tinha deixado esse livro passar. Nos últimos meses acabei topando com algumas resenhas e citações de Insustentável Leveza do Ser aqui e acolá, fui ficando curioso até dar de cara com uma antiga edição, do Circulo do Livro ainda, num sebo perto de casa, aí o mergulho nos anos 80 foi inevitável.*1
Sinopse:  "Quatro personagens protagonizam essa história - Tereza e Tomas, Sabina e Franz. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, esse permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la."
Li este livro em um fim de semana, nas primeiras paginas estava experimentado uma sensação meio estranha, adorava algumas passagens e outras achava um porre, quando cheguei por volta da pagina 100 tomei um susto o autor já dizia o que ia acontecer com dois dos personagens principais. Após o susto ainda meio abismado fiquei pensando com meus botões, e agora qual a motivação para continuar lendo? Não foram necessárias muito mais paginas para que eu fosse sugado por uma necessidade de saber quais tinham sido os eventos que tinham levado aquele desfecho.
Assim que acabei de ler o livro corri para a locadora e peguei uma copia do filme.
Primeira impressão: Julete Binoche aparentava ser ainda uma adolescente (já tinha 24 anos e 11 filmes na bagagem).
Segunda impressão: o livro não segue a ordem cronológica dos fatos o filme, para facilitar a narrativa, sim.
Claro que o livro é mais completo, têm um peso maior, mas gostei muito do filme, achei a transposição muito boa e a escolha dos atores perfeita.
O elenco com atores de varias nacionalidades é um charme a parte: Daniel Day-Lewis inglês, Julite Binoche francesa, Lena Olin sueca e Derek de Lint alemão, somente para citar os principais.
A caracterização de Tomas e Tereza mais velhos foi um dos pontos que achei que deixou um pouco a desejar.
*1 - livro e filme dos anos 80 com temática dos anos 60.
P.S.: o filme eu já tinha visto quando saiu nos anos 80 e na época não teve o mesmo impacto, para mim, que teve agora após eu ter lido o livro.