domingo, 4 de novembro de 2012

Comprando o livro pela capa: Bartleby y compañia


Se você procura um livro tradicional, com enredo, personagens e estoria bem delineada fuja de Enrique Vila-Matas, os livros dele são tudo menos isso. Um caso tipico da literatura desse catalão é Bartleby y compañia,cuja sinopse se encontra abaixo.
"Señor Rulfo, ¿por qué lleva tantos años sin escribir nada? Es que se me murió el tío Celerino, que era el que me contaba las historias. Este libro habla de los que dejan de escribir (Rulfo, Rimbaud, Salinger...) e indaga en los motivos de cada uno para preferir no hacerlo. Todos conocemos a los bartlebys, son esos seres en los que habita una profunda negación del mundo. Toman su nombre del escribiente Bartleby, ese oficinista de un relato de Herman Melville que, cuando se le encargaba un trabajo o se le pedía que contara algo sobre su vida, respondía siempre, indefectiblemente diciendo: Preferiría no hacerlo. En "Bartleby y compañía" se habla del mal endémico de las letras contemporáneas, de la pulsión negativa o atracción por la nada. El narrador del libro, que está escribiendo un diario que al mismo tiempo es un cuaderno de notas a pie de página que comentan un texto invisible, demuestra su amplia solvencia como rastreador de bartlebys al pasear por el Laberinto del No, por los caminos de la que considera la más perturbadora y atractiva tendencia de las literaturas contemporáneas, tendencia en la que ve el único camino que queda abierto a la auténtica creación literaria, pues para él sólo de la pulsión negativa, del rechazo, sólo del Laberinto lúcido del No puede surgir la escritura por venir."
Em Bartleby y compañia, o narrador, uma especie de alter-ego corcunda do escritor, descreve em 86 notas, "a pé de pagina de um texto invisível", sua pesquisa sobre o fenômeno da não escritura, desfilando pelas 179 paginas, quais as varias razões que acabam por bloquear escritores.
Comecei minha leitura em uma sala de espera, e após quase 40 paginas lidas resolvi retomar tudo do principio, a razão foi bem simples, a infinidade de escritores citados.Confesso que eu nunca tinha ouvido falar de mais de 90% deles, decidi então voltar e ler com o computador ao lado, tendo o Grande Irmão Google conectado. A cada autor desconhecido acessava o Google e ao menos lia o que a Wikipedia dizia dele, isso tomou tempo, mas ao mesmo tempo foi revelador, já que foi possível descobrir, que entre a infinidade de escritores citados existiam alguns fictícios, durante todo o transcorrer do livro o senhor Enrique Vila-Matas vai pregando uma serie de brincadeiras com os leitores.
Com exceção do meio obvio Paranoico Pérez, um personagem que acreditava ter suas ideias roubadas por Jose Saramago, os outros personagens fictícios não eram, pelo menos para mim, tão facilmente identificáveis. 
Outra coisa que me chamou a atenção, foi que, várias situações vividas por escritores famosos, são tão inacreditáveis que parecem enredo de ficção.



Minha lista de escritores fictícios (posso estar errado): Marcel Maniere, Roberto Moretti, Clémente Cadou, Robert Derain, Oscar Wiener e Rita Malú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário