Primeiro somos apresentados ao jovem Kafka, que vive atormentado por uma predição, feita por seu pai, de uma tragedia Edipiana . Depois somos apresentados a Nakata, vitima de um evento misterioso na juventude, que o deixou entre outras sequelas sem a capacidade de ler e/ou escrever, mas em compensação ele fala com os gatos.
Eventos estranhos, do tipo chuva de peixes, não param de ocorrer. Os vários mistérios que o livro levanta não são resolvidos de uma maneira clara, eu desisti de compreender completamente o que ocorria ao ler na pagina 469 a seguinte afirmação "Inutile d'essayer de chercher une logique lorsqu'il n'y en a pas".
Um tipico livro de Haruki Murakami, quem gosta de seu estilo, como eu, vai se deliciar, para quem ainda não conhece não recomendo como obra introdutória no universo do escritor japonês, o livro é longo, 638 paginas, na edição francesa, além de ser um dos mais intricados do autor.
Sinopse: "Kafka Tamura, quinze ans, fuit sa maison de pour échapper à la terrible prophétie que son père a prononcée contre lui. Nakata, vieil homme simple d'esprit, décide lui aussi de prendre la route, obéissant à un appel impérieux, attiré par une force qui le dépasse. Lancés dans une vaste odyssée, nos deux héros vont croiser en chemin des hommes et des chats, une mère maquerelle fantomatique et une prostituée férue de Hegel, des soldats perdus et un inquiétant colonel, des poissons tombant du ciel, et bien d'autres choses encore. Avant de voir leur destin converger inexorablement et de découvrir leur propre vérité."
Algumas resenhas interessantes:
http://www.lexpress.fr/culture/livre/kafka-sur-le-rivage_810922.html
http://www.telerama.fr/livre/15861-ami_murakami.php
http://www.critiqueslibres.com/i.php/vcrit/10885
Nenhum comentário:
Postar um comentário