domingo, 16 de fevereiro de 2014

Le Diable au Corps - Radiguet x Bellocchio

Do meio para o final da década de 80, com o abrandamento da ditadura ,começaram a ser liberados vários filmes que tinham ficado parados na censura, alguns por motivos políticos: Estado de Sitio, Z, Zabriskie Point ,... ou mesmo pela temática sexual: Emmanuele, Histoire d'O, Decameron ,..., no meio desses apareceu Il Diablo nel Corpo, que tinha trazia dois problemas segundo a censura, falava de terrorista e tinha uma cena de sexo oral. A solução original encontrada na época foi simples, vamos escurecer a cena de sexo oral até não se distinguir o que está ocorrendo, afinal a ditadura estava acabando mas a igreja não devia ser contrariada.
Diabo no corpo se baseia no relacionamento entre um estudante secundário com a noiva de um terrorista preso (estávamos nos anos de chumbo na Itália), eu sabia vagamente que se tratava de uma adaptação de um livro. Ano passado acabei me deparando com uma resenha do livro  no blog rizzenhas
( http://rizzenhas.com/2013/07/25/resenha-o-diabo-no-corpo-de-raymond-radiguet/) e pelo que li parecia que o livro era muito diferente do filme.
Em janeiro passado estive em Bruxelas e passei bons momentos escavando livros no sebo Pêle-Mêle, no meio de minha busca caiu em minhas mãos uma edição de Le Diable au Corps, pela incrível quantia de 1 euro. De volta ao Brasil este acabou sendo uma de minhas primeiras leituras.
O livro, quando de sua publicação, foi acolhido com um clamor de escândalo, afinal tratava do romance entre um adolescente é uma mulher casada, para piorar com um soldado lutando na primeira guerra-mundial.
Radiguet publicou seu livro com 20 anos e acabou morrendo pouco depois. Muito do que está no livro parece ter um fundo biográfico, o que explica as constantes mudanças de opinião do narrador, um adolescente, ora ama, depois não ama mais, depois continua amando, cheguei a pensar que ele devia ser algum ancestral da Bella Swan.
Do livro Bellocchio acabou usando somente a ideia do jovem envolvido com a mulher mais velha, comprometida, quanto ao resto ele mudou tudo, a época, o contesto e o final do casal são totalmente diferentes nas duas obras.
Resumo da opera, li o livro, gostei mas achei por demais datado. O filme vi praticamente no lançamento e me recordo de ter achado meio excessivo, vinte e cinco anos depois não dá para assistir  com alguém sem assumir um ar meio professoral para explicar o que se passa.


cena final do filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário